DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
1º Passo: Separar o material
2º Passo: Mostrar o material para a criança e lançar o desafio
3º Passo: Deixar com que a criança faça as combinações.
4º Passo: O professor faz a intervenção para ver o que a criança entendeu, e pede para que o mesmo faça a abstração.
OBS: (*) Após a contextualização ver o que o aluno conseguiu abstrair do algoritmo.
VÍDEO
VAI UM SORVETE DE QUÊ?
Bloco de conteúdo:
ü Matemática
Conteúdo:
ü Combinatória
Objetivo:
ü Resolver problemas de multiplicação que envolve relações de combinatório simples mediante diferente procedimento (tabelas, adições e subtrações reiteradas, cálculo mentais e repertório multiplicativos).
Anos:
ü 2º e 3º
Material necessário:
ü Sulfite, E.V.A, feltro, giz de cera.
Tempo estimado:
ü Uma aula
Desenvolvimento:
ü Apresentar o enunciado: quantos sorvetes pode ter o menu de uma sorveteria se ela dispõe de três tipos de sorvetes e três tipos de coberturas? Forme pequenos grupos na sala para que os estudantes possam discutir estratégias e registrar no papel as diferentes combinações.
ü Quando cada grupo chegar a um valor, resultados e procedimentos devem ser confrontados.
ü Peça que as crianças expliquem como fizeram para garantir que todas as opções fossem contempladas.
Avaliação:
ü Se os alunos já resolveram problemas de combinatório simples nas primeiras series e já possuem um repertorio de estratégias que possibilite a você avaliá-los pelo uso de outras estratégias que envolva a soma ou a multiplicação, proponha outros problemas como esse e discuta com eles a pertinência delas para solucionar problemas de combinatória.
Fonte:
ü Atividade inspirada nas Orientações Didáticas para o Ensino da Multiplicação, Claudia Broitman e Horacio Itzcvich
Produção: 4º PEDAGOGIA - UNISEPE
· Izabela Cury
· Celisa Souza
· Lusia Neves
· Marisa Moraes
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