sexta-feira, 17 de junho de 2011

VAI UM SORVETE DE QUÊ ?

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

1º Passo: Separar o material

  
2º Passo: Mostrar o material para a criança e lançar o desafio

  3º Passo: Deixar com que a criança faça as combinações.

  
  
  


  



 4º Passo: O professor faz a intervenção para ver o que a criança entendeu, e pede para que o mesmo faça a abstração.





 OBS: (*) Após a contextualização ver o que o aluno conseguiu abstrair do algoritmo.
                   

VÍDEO





  
VAI UM SORVETE DE QUÊ?

Bloco de conteúdo:
ü     Matemática

Conteúdo:
ü     Combinatória

Objetivo:
ü     Resolver problemas de multiplicação que envolve relações de combinatório simples mediante diferente procedimento (tabelas, adições e subtrações reiteradas, cálculo mentais e repertório multiplicativos).

Anos:
ü     2º e 3º

Material necessário:
ü     Sulfite, E.V.A, feltro, giz de cera.

Tempo estimado:
ü     Uma aula

Desenvolvimento:
ü     Apresentar o enunciado: quantos sorvetes pode ter o menu de uma sorveteria se ela dispõe de três tipos de sorvetes e três tipos de coberturas? Forme pequenos grupos na sala para que os estudantes possam discutir estratégias e registrar no papel as diferentes combinações.
ü     Quando cada grupo chegar a um valor, resultados e procedimentos devem ser confrontados.
ü     Peça que as crianças expliquem como fizeram para garantir que todas as opções fossem contempladas.

Avaliação:
ü     Se os alunos já resolveram problemas de combinatório simples nas primeiras series e já possuem um repertorio de estratégias que possibilite a você avaliá-los pelo uso de outras estratégias que envolva a soma ou a multiplicação, proponha outros problemas como esse e discuta com eles a pertinência delas para solucionar problemas de combinatória.

Fonte:
ü     Atividade inspirada nas Orientações Didáticas para o Ensino da Multiplicação, Claudia Broitman e Horacio Itzcvich





Produção: 4º PEDAGOGIA - UNISEPE
·       Izabela Cury
·       Celisa Souza
·       Lusia Neves
·       Marisa Moraes



















Nenhum comentário:

Postar um comentário