segunda-feira, 13 de junho de 2011

ATIVIDADES GEOMÉTRICAS

4° SEMESTRE DE PEDAGOGIA



PASSO A PASSO:

1° passo separar todo material



2°escolha as figuras geometricas



3°passo dobre o papel cartão



4°passo  comece a recortar as figuras para montar os desenhos 



5° e último passo - Tangran Pronto








Exposição dos trablahos

O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.

Há uma lenda sobre esse material de que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.

O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.

Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.

Lendas e histórias como essas sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas.
Este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de Artes e está cada vez mais presente nas de Matemática. O trabalho com o tangram deve em suas atividades iniciais visar a exploração das peças e a identificação das suas formas.
Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, nesse caso, cabe ao aluno reconhecer e interpretar o que se pede, analisar as possibilidades e tentar a construção. Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades das peças do tangram e da figura que se quer construir, se detendo ora no todo de cada figura, ora nas partes. Para isso, você pode utilizar silhuetas comÉ essencial que essa etapa inicial de trabalho seja desenvolvida em qualquer segmento escolar, mesmo para alunos de séries adiantadas, pois qualquer atividade mais elaborada requer a familiaridade com o tangram e as propriedades de suas peças.


sugestão de link:

CONVIDAMOS  TODOS PARA  ACESSAR O LINK POSTADO, CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO...



SUGESTÃO DE LINK:


MÚSICA INFANTIL:



Equipe: Daniela, Fábio, Juliana, Rozilaine e Selma

Nenhum comentário:

Postar um comentário