sexta-feira, 17 de junho de 2011

Construção de Sólidos Geométricos

Platão

Platão foi um filosofo grego, um dos mais importantes de todos os tempos. Suas teorias, chamadas de platonismo, concentram-se na distinção de dois mundos: o visível, sensível ou mundo dos reflexos, e o invisível, inteligível ou mundo das idéias. Ele era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos.
Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Além disso, a Matemática é o modelo de todo o processo de compreensão. Se a missão da filosofia é descobrir a verdade para alem da opinião e da aparência, das mudanças e ilusões do mundo temporal, a Matemática é um exemplo notável de conhecimento de verdades eternas e necessárias independente da experiência dos sentidos. Como Platão defende na República, o filosofo deve saber matemática porque “ela tem um efeito muito grande na elevação da mente compelindo-a raciocinar sobre entidades abstratas”.
Quanto aos preguiçosos, ao serem iniciados e treinados, ainda que outra utilidade a matemática não lhes traga, ao menos estimula neles a agudeza de espírito. É que, como diz Platão na Republica, a matemática é “mais importante que dez mil olhos”.
Ao que se sabe o primeiro contacto de Platão com os solido, poliedros regulares, terá sido provocado por Arquitas, em Itália. Para Platão, o universo era formado por um corpo e uma alma ou inteligência.
Platão concebia o mundo como sendo constituído por quatro elementos básicos: a Terra, o Fogo, o Ar e a Água, e estabelecia uma associação mística entre estes e os sólidos. Na matéria havia porções limitadas por triângulos ou quadrados, formando-se elementos que diferem entre si pela natureza da forma das superfícies periféricas. Se forem quadradas temos o cubo, ao qual Platão fazia corresponder a Terra. No caso de serem triângulos, formando um tetraedro, associa-se ao fogo, cuja natureza penetrante esta simbolizada na agudeza dos seus vértices. O octaedro foi associado ao Ar e o icosaedro à Água. O quinto sólido, o dodecaedro, foi considerado por Platão como o símbolo do Universo.

............................................................................................................



Plano de Aula
Disciplina: matemática
2ª Série
Sólidos Geométricos

Objetivo:

·       Conhecer as formas existentes em nosso redor.Conhecer as formas planas e não planas

 Conteúdo:

·       Sólidos geométricos e formas geométricas.

Desenvolvimento:

·       Mostrar através de figuras, as formas geométricas, com revistas, jornais, livros, internet
·       Observando em sala de aula objetos relacionados as formas geométricas.
Avaliação:

·       A avaliação será de forma continua respeitando a aprendizagem de cada aluno.

Construção de Sólidos Geométricos





 

Grupo:

Zenilda Lopes Mendes
Dayane Aline de Azevedo
Maria Aparecida Simão
Olindina Judith S. A. de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário