quarta-feira, 15 de junho de 2011

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POLIEDROS REGULARES DE PLATÃO

Os sólidos Platônicos são apenas cinco.
Eles são formas de saliência curva, arredondada externamente, isto é: bojudo,e suas arestas formam polígonos regulares.
A existência destes sólidos já era conhecida pelos seguidores de Pitágoras, e os Egípcios utilizavam alguns deles na arquitetura e em outros objetos que construíam.







  Eis algumas curiosidades sobre esses sólidos geométricos.

*Ao que se sabe o primeiro contato de Platão com os sólidos, poliedros regulares terão sido provocados por Arquitas, em Itália. Para Platão, o universo era formado por um corpo e uma alma ou inteligência.
      *Platão concebia o mundo como sendo construído por quatro elementos básicos: a Terra o Fogo o Ar e a Água, e estabelecia uma associação mística entre estes e os sólidos.


INICIAMOS A CONSTRUÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS.

1° Passo: Pesquisar;
             2° Passo: Riscar e recortar;
3° Passo: Paciência;
        4° Passo: Montar e colar.

               

ICOSAEDRO.

Neste poliedro são cinco os triângulos equiláteros que se encontram em
 cada vértice perfazendo
 vinte faces. Por isso, o poliedro se chama icosaedro (icosa significa 20 em grego).



OCTAEDRO
As faces deste poliedro são também triângulos equiláteros, mas em cada vértice reúnem-se quatro triângulos. Assim, o total das faces é oito, pelo que o poliedro se chama octaedro (octa significa oito em grego).




TETRAEDRO
 Este poliedro é formado por quatro triângulos equiláteros. E em cada um dos vértices encontra-se o mesmo número de lados (arestas). O prefixo tetra deriva do grego e significa quatro (quatro
faces).



HEXAEDRO
 O cubo é o único poliedro regular com faces quadrangulares. Cada vértice une três quadrados. O cubo tem 6 faces, pelo que também se pode chamar de hexaedro (hesa significa seis em grego).



 DODECAEDRO
 O dodecaedro é o único poliedro regular cujas faces são pentágonos regulares. Em cada vértice encontram-se três pentágonos. Assim, este poliedro é formado por doze faces e daí ter o nome de dodecaedro (dodeca significa doze em grego).




OBJETIVOS:
 O nosso objetivo foi ensinar a construção dos sólidos geométricos e mostrar que é possível trabalhar a interdisciplinaridade com o mesmo tema, nesse caso; sólidos geométricos de Platão.
Pois bem, com esse tema podemos trabalhar a matemática, história, artes e até mesmo filosofia.

 




Grupo de trabalho:
*ISAURA;
*JULANDA;
*MARILZA;
*ROSALICIA;
*ODETE.

Referencia bibliográfica:

Apostila:
*planificações poliedros de Platão 1,
 *Sólidos Platônicos, (ambos são apostila de metodologia de ensino da matemática)

              SEQUENCIA MATEMÁTICA PARA O JARDIM II.

                                       Objetivos:
Conceituar adição a partir da ideia de juntar quantidades;
Efetuar adições de duas ou mais parcelas com somas menores que seis (quantidades obtidas no dado);
Reconhecer as contagens orais, noções espaciais e os cálculos com sentenças matemáticas;
Reconhecer situações em que a adição é empregada.

                                      Conteúdo:
Relação entre quantidades; adição: (ideia de juntar quantidades para formar uma quantidade maior).

                                     Procedimentos:
Contagem com materiais diversos( tampinhas, pedras, palitos, feijões), neste caso nós utilizamos os cubinhos  do material dourado, (unidades).
Avaliação:
Verificar se as crianças atingiram o objetivo proposto;
Diagnosticar o estágio de conhecimento das crianças para, em seguida, desenvolver suas particularidades.

                          PRATICAS REALIZADA EM 12/06/2011.

Atividades feita com Yasmim
                                          A s crianças estão prontas para as praticas matemáticas
                                                  (de blusa rosa a Karen, de lilas a Yasmim).      

                                               A Karen joga o dado e cai na quantidade seis;
                                                               a Yasmim anota o numero 6;

                                                       Com os cubinhos ela conta seis e reserva;

                                            Novamente Joga o dado e cai a quantidade dois;
ela anota o numero 2;

Com os cubinhos ela conta dois e reserva;

                                                    Ela junta os cubinhos e soma tudo

                                                               Eis ai a conta pronta

   
                                        

                                           Atividades feitas com a Karen. 




                                                                             Olha o resultado final das continhas.

 Procedimentos  feito com a Karen.
A primeira quantidade a cair no dado foi dois e o outro foi um, pois bem, ela juntou a quantidade certa, somou certo, só errou ao escrever o numeral 2 no caderno.
 obs:          
Notei que a Yasmim não teve dificuldade, mas a Karen tem dificuldade em escrever os numeros, ela reconhece os numeros mas na hora de passar para o caderno ela coloca virado ou errado.

GRUPO:
* Isaura;
*Julanda;
*Marilza;
 *Odete.









































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