sábado, 5 de novembro de 2011

História da educação em Registro

No início da década de 80 por determinação do Prefeito José de Carvalho, a primeira Dama D. Elza Orsini de Carvalho com muita determinação implantou com recursos próprios da Prefeitura três Pré-Escolas Municipais.
Para efetivar essa implantação foi convidada a assumir o cargo de Diretora a senhora Profª Luzia Granado da Silva que juntamente com um grupo de professores (em torno de sete professores) contratados através de contratos temporários em 1981. No início foram criadas três escolas de educação infantil, sendo Pré-Escolas Chapeuzinho Vermelho na Vila São Francisco, Balãozinho Vermelho na CECAP e Criança Feliz no prédio da EMDERE – Empresa de Desenvolvimento de Registro.
Em 1982 foi inaugurada a Pré-Escola Trenzinho Alegre.
As condições de ensino eram precárias, nos primeiros seis meses as professoras improvisavam estantes com tijolos e tábuas, e caixas de camisas serviam como arquivos. Não havia cadeiras e mesas, os materiais como pastas para guardar trabalhos feitos pelas crianças eram comprados pelas professoras.
Nessa época não existia o departamento de Educação nem Estatuto do Magistério. Essas Pré-Escolas atendiam crianças de cinco e seis anos, e a merenda era fornecida pela prefeitura, contudo os pais colaboravam com doações.
O símbolo da Pré-Escola (árvore do chá estilizada) era inicialmente usado pela EMDERE  e esse mesmo símbolo ainda hoje pode se visto nas caçadas do centro da cidade.
Em 1981 assumiram as seguintes professoras:
 - Santa Diamantina da Cárdia Costa
 - Odete Pereira
 - Lurdes Sakô
 - Clélia
 - Pitaca
 - Zuma
 - Rosildes
 - Maria Aparecida Faria
Em 1982 assumiram as seguintes professoras:
 - Renata Fernanda Salvador
 - Lucelma Aparecida Camilo Rigante
 - Edeleiza Soares
 - Marta Costa
 - Maria do Carmo Macedo
 Em 1985 algumas professoras conseguiram estabilidade. EM 1986 a Diretora Luzia  Granado afastou do cargo para assumir o mandato de Vereadora durante a gestão do Prefeito Waldir Ferreira de Moraes e em seu lugar assumiu a senhora Neli Gullo, que foi responsável pela criação do Departamento Municipal de Educação.
Na gestão do prefeito José Mendes passaram pelo cargo de Diretor do Departamento Municipal de Educação as seguintes professoras: Ivany  de Souza e Orency de Souza.
Em 1994 foram efetivados através de concurso público os primeiros trinta e seis  professores da Rede Municipal de Educação. A partir dessa data a Educação Municipal cresceu paulatinamente, com a construção de várias unidades escolares.
Em 1996, inicio da gestão do Prefeito Samuel Moreira assumiu a Direção do Departamento o Professor Rogério Geraldo. Nesse período o departamento já contava com  três setores de Educação Infantil.
Em 1999 é realizado o concurso público para as primeiras salas de Ensino Fundamental da rede municipal, nesse momento o Departamento contava com a administração da professora Antonieta Gullo.
Em 2000 foi elaborado uma campanha e concurso para um novo símbolo para o uniforme da rede, as crianças juntamente com os pais participaram e foi escolhido o KKKK para o novo símbolo.
Em 2001, com a volta do professor Rogério acontece a implantação de um Plano de carreira  e o aumento da carga horária dos professores prejudicando a muitos, forçando-os  abdicar de um segundo cargo efetivo para dedicar-se exclusivamente a Rede municipal. O plano de carreira não foi bem aceito pelos profissionais do magistério apesar de ser considerada uma conquista pela equipe técnica do Departamento.
Atualmente a Rede Municipal conta com onze creches e cinqüenta e três escola de educação Básica, para atender essa clientela o departamento possui cerca de seiscentos profissionais, tanto da área de docência quanto de apoio.
A partir de 2008 o departamento Municipal de Educação implantou o Ensino Fundamental de Nove Anos .
Já em 2008 o Prefeito Clovis Vieira Mendes oportunizou aos educadores um estudo para discussão e reorganização do plano de carreira e assim com maior satisfação esse foi aceito e fez jus ao trabalho da educação.

                            


Um comentário:

  1. Legal meninas!Mas um detalhe... seria interessante vcs incluírem as datas das fotos e a fonte das informações. bjokas... Prof Adriana Jacob

    ResponderExcluir