quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Educação Infantil em Pedro de Toledo-SP

EDUCAÇÃO INFANTIL EM PEDRO DE TOLEDO-SP
Em 16 de março de 1952 foi fundada no município a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Pedro de Toledo, sob os auspícios da Prefeitura Municipal, do Departamento Estadual da Criança e do Departamento Nacional da Criança.
A associação tinha por finalidade a proteção e assistência à maternidade e à infância em geral, zelando pela saúde, o bem estar e nas necessidades da criança e da gestante.
O oferecimento da Educação Infantil formalizada aconteceu em duas histórias: História da Creche e História da Pré Escola que se desenvolveram separadamente durante 15 anos.
O atendimento formal à crianças menores de 7 anos em creche tem uma história de 24 anos. Fundou-se em 1979 uma Instituição Filantrópica chamada UDESP- (União de Desenvolvimento Social Pedro toledense) que recebia apoio financeiro e pedagógico da antiga LBA.
a)       Creche – atendimento de crianças de 0 à 6 anos;
b)      Núcleo de atendimento de Pré Escola nos bairros rurais: Três Barras, Vila Batista e Cerâmica. Contava apenas com uma monitora que orientada pela coordenadora pedagógica da UDESP;
c)       Distribuição de leite;
d)      Doação de cesta básicas;
e)      Curso de artesanato para mães;
A UDESP funcionava num prédio cedido pelo Governo do Estado onde já havia funcionado a  Escola Estadual de Primeiro Grau Agnello Leandro Pereira.
Por volta de 1990 deu-se por encerrada as atividades da UDESP ficando o prédio fechado por dois anos.
À partir de 1992, sob a responsabilidade do Pastor da Igreja Presbiteriana, um grupo de voluntários iniciou novamente o atendimento às crianças de famílias carentes (no antigo prédio do Agnello).
No início de 1993, a Prefeitura assumiu a Creche como municipal.
Em 1982 começou a funcionar uma sala de Pré Escola no prédio do colégio Estadual “Otaviano Soares Albuquerque, à partir de 1984 ampliou mais uma sala, permanecendo neste local até 1992. Em 1993 reduziu o número de alunos formado apenas uma turma.
Em 1994 a Prefeitura Municipal assume a Educação Infantil do município.
Com a municipalização da Creche em 1993, no ano de 1994 o município assume a responsabilidade pelo oferecimento da Educação Infantil.
Em 29 de junho de 1995, sob a lei Municipal nº 685, foi criada a Creche Municipal 3 Patinhos e pela Lei Municipal nº 685 a Pré Escola Municipal Pica Pau Amarelo.
Andréa Alves da Silva Batista
RA: 0363235
4ºsemestre

Um comentário:

  1. Parabéns , Andrea! ... Nessa história eu faço parte!!! ... rsrs... bjokas
    Prof Adriana

    ResponderExcluir