quinta-feira, 10 de novembro de 2011

História da Educação do Município de Cananéia

No Município de Cananéia não há registro sobre o início da Educação Infantil, então conseguimos relatos de professoras de que o mesmo iniciou-se há cerca de 29 anos. As primeiras turmas utilizavam o prédio da E.E. Yolanda Araújo Silva Paiva, porém as professoras trabalhavam por esquema de contrato com a prefeitura.
Não haviam salas específicas para que as aulas fossem ministradas, logo sempre que necessário, tanto professores como alunos, eram remanejados para espaços que estivessem livres. Há o relato de que uma professora teve que dar aulas em uma caixa de madeira. As professoras relataram ainda que elas eram responsáveis pela alimentação, limpeza , matrícula e todas as outras funçoes dentro da escola. Não existia também prestações de contas, pois as educadoras deveriam utilizar o máximo de recursos alternativos que encontrassem e a prefeitura auxiliaria com o mínimo possivel.
Somente no ano de 1996 a Educação Infantil passa a ter seu funcionamento autorizado ,sendo que só a partir de 1998 passa a ter prédios especificos para o seu funcionamento.
Com relação as creches inicialmente funcionavam em carater assistencialista, sem a preocupação educacional. De lá pra cá houveram algumas mudanças, destaco aqui o fato de que atualmente as creches já tem um outro olhar sobre as crianças. Baseadas no RECNEI desenvolvem atividades que favorecem o processo de ensino apredizagem .


Um comentário: