sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Educação Infantil em Pariquera-Açu

Um resumido sobre o inicio da Educação Infantil no município de Pariquera-Açu


Conversa com Tereza Mireider - Pariquera-Açu/SP
BREVE vídeo aqui

História da Educacação no município de Eldorado.


                      Inicío história da Educação Infantil do Municipio de Eldorado SP

 Aescola EMEI Elisa Muniz Betim está localizada na Estância Turistica de Eldorado á Praça de Toledo.
A mesma iniciou suas atividades em agosto de 1877 com apenas 20 alunos na faixa etária de 5 á 6 anos de idade.
A regularização do ensino sendo regularizada  no ano seguinte,em 1978,onde passou a ser denominada"Escola Municipal de Educação Infantil"(pré-escola).utilizando como sede de edificação de um antigo clube da cidade.
Uma atual professora esta época e hoje atual  diretora:Maria Aparecida Abdala.

As mudanças  em 02\ 04\ 1882 passa a se chamar Escola Municipal  de Educação infantil de ''professora''.''Escola Muniz mudando em 20\04\1982; para Escola Municipal de Educação Compensatória ''Professora Elisa Muniz Betim.''


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

História da Educação do Município de Cananéia

No Município de Cananéia não há registro sobre o início da Educação Infantil, então conseguimos relatos de professoras de que o mesmo iniciou-se há cerca de 29 anos. As primeiras turmas utilizavam o prédio da E.E. Yolanda Araújo Silva Paiva, porém as professoras trabalhavam por esquema de contrato com a prefeitura.
Não haviam salas específicas para que as aulas fossem ministradas, logo sempre que necessário, tanto professores como alunos, eram remanejados para espaços que estivessem livres. Há o relato de que uma professora teve que dar aulas em uma caixa de madeira. As professoras relataram ainda que elas eram responsáveis pela alimentação, limpeza , matrícula e todas as outras funçoes dentro da escola. Não existia também prestações de contas, pois as educadoras deveriam utilizar o máximo de recursos alternativos que encontrassem e a prefeitura auxiliaria com o mínimo possivel.
Somente no ano de 1996 a Educação Infantil passa a ter seu funcionamento autorizado ,sendo que só a partir de 1998 passa a ter prédios especificos para o seu funcionamento.
Com relação as creches inicialmente funcionavam em carater assistencialista, sem a preocupação educacional. De lá pra cá houveram algumas mudanças, destaco aqui o fato de que atualmente as creches já tem um outro olhar sobre as crianças. Baseadas no RECNEI desenvolvem atividades que favorecem o processo de ensino apredizagem .


Educação Infantil em Pedro de Toledo-SP

EDUCAÇÃO INFANTIL EM PEDRO DE TOLEDO-SP
Em 16 de março de 1952 foi fundada no município a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Pedro de Toledo, sob os auspícios da Prefeitura Municipal, do Departamento Estadual da Criança e do Departamento Nacional da Criança.
A associação tinha por finalidade a proteção e assistência à maternidade e à infância em geral, zelando pela saúde, o bem estar e nas necessidades da criança e da gestante.
O oferecimento da Educação Infantil formalizada aconteceu em duas histórias: História da Creche e História da Pré Escola que se desenvolveram separadamente durante 15 anos.
O atendimento formal à crianças menores de 7 anos em creche tem uma história de 24 anos. Fundou-se em 1979 uma Instituição Filantrópica chamada UDESP- (União de Desenvolvimento Social Pedro toledense) que recebia apoio financeiro e pedagógico da antiga LBA.
a)       Creche – atendimento de crianças de 0 à 6 anos;
b)      Núcleo de atendimento de Pré Escola nos bairros rurais: Três Barras, Vila Batista e Cerâmica. Contava apenas com uma monitora que orientada pela coordenadora pedagógica da UDESP;
c)       Distribuição de leite;
d)      Doação de cesta básicas;
e)      Curso de artesanato para mães;
A UDESP funcionava num prédio cedido pelo Governo do Estado onde já havia funcionado a  Escola Estadual de Primeiro Grau Agnello Leandro Pereira.
Por volta de 1990 deu-se por encerrada as atividades da UDESP ficando o prédio fechado por dois anos.
À partir de 1992, sob a responsabilidade do Pastor da Igreja Presbiteriana, um grupo de voluntários iniciou novamente o atendimento às crianças de famílias carentes (no antigo prédio do Agnello).
No início de 1993, a Prefeitura assumiu a Creche como municipal.
Em 1982 começou a funcionar uma sala de Pré Escola no prédio do colégio Estadual “Otaviano Soares Albuquerque, à partir de 1984 ampliou mais uma sala, permanecendo neste local até 1992. Em 1993 reduziu o número de alunos formado apenas uma turma.
Em 1994 a Prefeitura Municipal assume a Educação Infantil do município.
Com a municipalização da Creche em 1993, no ano de 1994 o município assume a responsabilidade pelo oferecimento da Educação Infantil.
Em 29 de junho de 1995, sob a lei Municipal nº 685, foi criada a Creche Municipal 3 Patinhos e pela Lei Municipal nº 685 a Pré Escola Municipal Pica Pau Amarelo.
Andréa Alves da Silva Batista
RA: 0363235
4ºsemestre

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JACUPIRANGA

HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JUQUIÁ

Historia da Educação Infantil no Municipio de Sete Barras

No inicio, a educação infantil no município de Sete Barras realizava-se na EMEF Elvira de Mello, passando posteriormente á escola E. E Plácido de Paula e Silva . No ano de 2.000, funda se a EMEI Ver. Abertino de Souza, a primeira pré-escola oficial. A partir daí, estenderam-se o ensino infantil aos bairros da zona rural.







Zona Rural
2007






Barra do ribeirão 2001



O começo de tudo.

A construção do Abertino de Souza





As primeiras salas de aula









Curiosidades

HISTORIA DO NOME
EMEI Vereador Abertino de Souza


No inicio, a escola chamava-se EMEI Municipal de Sete Barras. Havia, na escola E.E Plácido de Paula e Silva um funcionário muito querido por todos com o nome de Abertino de Souza, que exercia a função de servente. Candidatou-se a vereador e foi eleito. Após o seu falecimento, homenagearam-no, dando seu nome a EMEI.



ATUALIDADE

Hoje o municipio atende 448 crianças

Creches
Maternal: 67
Tempo Feliz: 40

Pré-escola - Zona Urbana
EMEI. Ver. Abertino de Souza: 223

Pré-escola - Zona rural
Itopamerim: 14
Votupoca: 21
Barra do ribeirão: 40
Onça Parda:13
Alto Guapiruvu: 20
Rio Preto: 10



Fonte: Suely dos Santos Ribeiro
Professora aposentada na educação infantil




Aluna: Carla Roberta Martins da Silva

domingo, 6 de novembro de 2011

Homenagem a Educação Infantil da Cidade de Registro






Os créditos para a contribuição da Pesquisa vão para a Professora Lucelma Camillo Rigante
Postado por Elizangela Matarazzo Teixeira ( 4o PD-11/2011)
Grupo dos alunos residentes na cidade de Registro.

sábado, 5 de novembro de 2011

História da educação em Registro

No início da década de 80 por determinação do Prefeito José de Carvalho, a primeira Dama D. Elza Orsini de Carvalho com muita determinação implantou com recursos próprios da Prefeitura três Pré-Escolas Municipais.
Para efetivar essa implantação foi convidada a assumir o cargo de Diretora a senhora Profª Luzia Granado da Silva que juntamente com um grupo de professores (em torno de sete professores) contratados através de contratos temporários em 1981. No início foram criadas três escolas de educação infantil, sendo Pré-Escolas Chapeuzinho Vermelho na Vila São Francisco, Balãozinho Vermelho na CECAP e Criança Feliz no prédio da EMDERE – Empresa de Desenvolvimento de Registro.
Em 1982 foi inaugurada a Pré-Escola Trenzinho Alegre.
As condições de ensino eram precárias, nos primeiros seis meses as professoras improvisavam estantes com tijolos e tábuas, e caixas de camisas serviam como arquivos. Não havia cadeiras e mesas, os materiais como pastas para guardar trabalhos feitos pelas crianças eram comprados pelas professoras.
Nessa época não existia o departamento de Educação nem Estatuto do Magistério. Essas Pré-Escolas atendiam crianças de cinco e seis anos, e a merenda era fornecida pela prefeitura, contudo os pais colaboravam com doações.
O símbolo da Pré-Escola (árvore do chá estilizada) era inicialmente usado pela EMDERE  e esse mesmo símbolo ainda hoje pode se visto nas caçadas do centro da cidade.
Em 1981 assumiram as seguintes professoras:
 - Santa Diamantina da Cárdia Costa
 - Odete Pereira
 - Lurdes Sakô
 - Clélia
 - Pitaca
 - Zuma
 - Rosildes
 - Maria Aparecida Faria
Em 1982 assumiram as seguintes professoras:
 - Renata Fernanda Salvador
 - Lucelma Aparecida Camilo Rigante
 - Edeleiza Soares
 - Marta Costa
 - Maria do Carmo Macedo
 Em 1985 algumas professoras conseguiram estabilidade. EM 1986 a Diretora Luzia  Granado afastou do cargo para assumir o mandato de Vereadora durante a gestão do Prefeito Waldir Ferreira de Moraes e em seu lugar assumiu a senhora Neli Gullo, que foi responsável pela criação do Departamento Municipal de Educação.
Na gestão do prefeito José Mendes passaram pelo cargo de Diretor do Departamento Municipal de Educação as seguintes professoras: Ivany  de Souza e Orency de Souza.
Em 1994 foram efetivados através de concurso público os primeiros trinta e seis  professores da Rede Municipal de Educação. A partir dessa data a Educação Municipal cresceu paulatinamente, com a construção de várias unidades escolares.
Em 1996, inicio da gestão do Prefeito Samuel Moreira assumiu a Direção do Departamento o Professor Rogério Geraldo. Nesse período o departamento já contava com  três setores de Educação Infantil.
Em 1999 é realizado o concurso público para as primeiras salas de Ensino Fundamental da rede municipal, nesse momento o Departamento contava com a administração da professora Antonieta Gullo.
Em 2000 foi elaborado uma campanha e concurso para um novo símbolo para o uniforme da rede, as crianças juntamente com os pais participaram e foi escolhido o KKKK para o novo símbolo.
Em 2001, com a volta do professor Rogério acontece a implantação de um Plano de carreira  e o aumento da carga horária dos professores prejudicando a muitos, forçando-os  abdicar de um segundo cargo efetivo para dedicar-se exclusivamente a Rede municipal. O plano de carreira não foi bem aceito pelos profissionais do magistério apesar de ser considerada uma conquista pela equipe técnica do Departamento.
Atualmente a Rede Municipal conta com onze creches e cinqüenta e três escola de educação Básica, para atender essa clientela o departamento possui cerca de seiscentos profissionais, tanto da área de docência quanto de apoio.
A partir de 2008 o departamento Municipal de Educação implantou o Ensino Fundamental de Nove Anos .
Já em 2008 o Prefeito Clovis Vieira Mendes oportunizou aos educadores um estudo para discussão e reorganização do plano de carreira e assim com maior satisfação esse foi aceito e fez jus ao trabalho da educação.